Teatro Experimental do Negro (TEN)
Fundação do Teatro Experimental do Negro
Fundação do Teatro Experimental do Negro
Todos os Filhos de Deus Têm Asas: Ruth de Souza e Abdias Nascimento | Acervo Ipeafro
Em 1944, na cidade do Rio de Janeiro, Abdias do Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN), que atuou até 1961.
Em 1944, na cidade do Rio de Janeiro, Abdias do Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN), que atuou até 1961.
Isso marcou uma nova fase de atuação do movimento negro no Brasil, passando a incentivar seus integrantes a serem agentes provocativos, delineando rumos inéditos ao que tange a cultura afro-brasileira.
Isso marcou uma nova fase de atuação do movimento negro no Brasil, passando a incentivar seus integrantes a serem agentes provocativos, delineando rumos inéditos ao que tange a cultura afro-brasileira.
Para atingir seus objetivos, o TEN atuou em diversas frentes. Buscando a integração da comunidade negra, questionou a opressão cultural buscou a ressignificação da identidade negra brasileira e a superação do sentimento de inferioridade.
Para atingir seus objetivos, o TEN atuou em diversas frentes. Buscando a integração da comunidade negra, questionou a opressão cultural buscou a ressignificação da identidade negra brasileira e a superação do sentimento de inferioridade.
Com atuação política, o TEN esteve à frente da Associação das Empregadas Domésticas; do Conselho Nacional de Mulheres Negras; do I Congresso do Negro Brasileiro; dos concursos “Rainha das Multas” e “Boneca de Pixe”; e do jornal Quilombo, entre 1948 e 1950, recorte temporal desse trabalho.
Com atuação política, o TEN esteve à frente da Associação das Empregadas Domésticas; do Conselho Nacional de Mulheres Negras; do I Congresso do Negro Brasileiro; dos concursos “Rainha das Multas” e “Boneca de Pixe”; e do jornal Quilombo, entre 1948 e 1950, recorte temporal desse trabalho.
Para conhecer mais sobre a trajetória de Abdias do Nascimento, assista ao documentário da TV Senado:
Para conhecer mais sobre a trajetória de Abdias do Nascimento, assista ao documentário da TV Senado: